
A maionese é largamente utilizada na confecção de sanduíches e de saladas em todos os continentes do mundo.
Existem várias teorias que disputam as origens da maionese. O molho é conhecido desde há muito tempo na cozinha europeia e a cidade de Maó (Mahón) emMenorca, nas ilhas Baleares, reclama a origem do nome. Teria sido a partir da tomada da cidade em 1756 pelo Marechal de França, Duque de Richelieu, que era sobrinho-neto do Cardeal de Richelieu.
O cozinheiro do Duque de Richelieu conheceu esse molho em Mahón, emulsionou-o a frio e serviu, com sucesso, aos vencedores. Levou a novidade para a França, chamando-a de mahonaise, a qual mais tarde passou a ser conhecida como mayonnaise, se popularizando em vários países do mundo.
Existem várias receitas de maionese mas os ingredientes básicos da maionese são ovo, óleo de oliva o limão, vinagre e sal. Alguns temperos que são frequentemente utilizados são a mostarda forte, alho, pimenta do reino e suco de limão. É rica em vitamina E.
As marcas comerciais geralmente oferecem uma alternativa light com menos calorias. Tradicionalmente a maionese era feita com gemas de ovos crus em temperatura ambiente. No entanto, mais e mais, especialmente em cozinhas profissionais de restaurantes, está sendo empregada a prática de se fazer uso de gemas de ovos cozidos, mas depois esfriados, também trazidos à temperatura ambiente, na elaboração de suas próprias maioneses da casa. Essas medidas têm como propósito principal diminuir a possibilidade de que se desenvolvam no creme indesejadas colônias de bactérias danosas à saúde do consumidor.
Atualmente, a maionese vem sendo utilizada como base para a produção de outros cremes por vezes tidos como mais ou menos incomuns. O molho Aioli é um creme especial produzido da mistura de alho cru com maionese. Na cozinha do Japão moderno, por exemplo, muitos chefs a misturam com o pó ou pasta de raiz-forte chamada wasabi (de cor verde-claro) ou com picantíssimo chili (vermelho) para utilizar na confecção de certos bolinhos de sushi ou como creme de acompanhamento a pratos de sushi. No Japão, a maionese é também, muito utilizada em pizzas, como acompanhamento. Já nos Países Baixos(Holanda) é muito comum o consumo de batatas fritas com um acompanhamento de uma mistura de quantidades iguais de molho de tomate e vinagre, o catchup, com o creme de maionese. Na culinária mexicana, ocasionalmente mistura-se maionese com molho de adobo com pimentaschipotle para produzir um produto diferenciado. Nos mercados alimentícios mexicanos é comum encontrar-se um produto chamado mayonesa, que trata-se de uma maionese que contém um distintíssimo sabor de limão. No leste europeu é comum misturar iogurte, creme e outros ingredientes com maionese para produzir um novo produto muito apreciado naquela região.
Usos da maionese :
tempero de salada,
coloque no strogonoff : uma colher de sopa ,dá cremosidade e sabor
bife acebolado : no momento depois de fritar a cebola ,coloque uma colher
Frango assado: quando for para o forno ,espalhe por cima do frango maionese
Há uma alternativa saudavel dela anote a receitinha
meio copo de leite , óleo , sal se preferir tempero a gosto ( orégano,ervas finas ,limão ....)
modo :
Coloque o leite no liquidificador ,despeje o óleo em fio em velocidade baixa até dar o ponto desejado .
Após o ponto desejado coloque o sal e tempere .
Com esta receitinha tam´bem dá para fazer um patê de queijo e um molho de alho muito gostosos.
Para o patê de queijo adicione um pacotinho de queijo ralado .
Para o molho de alho ,adicione um a 2 dentes de alho .
Dá também para substituir o leite por creme de leite, fazendo isso fica com o gosto mais acentuado e também se ultiliza um pouco menos de óleo por causa da consistência do creme de leite.
Se você tem dicas com a maionese comente para nós experimentarmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário .
Volte sempre!